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Bastidores do Viver de Blog: 2 anos, 3 milhões de visitas e as 7 lições aprendidas para ter um Blog Memorável

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O que define um Blog Memorável?

São seus artigos? Suas histórias? Números de sucesso?

No último artigo, compartilhei minha jornada de vida, grandes medos e como o Viver de Blog surgiu no meio desse caos.

Uma passagem em particular chamou atenção de muitos leitores:

Se você acredita plenamente no que está fazendo, mesmo sabendo dos riscos e incertezas pelo caminho, não se importe com o que outras pessoas dizem sobre você ou sobre suas ideias.

Elas podem rir, debochar e inferiorizar você…

Mas se você se responsabiliza por cada atitude tomada e coloca, de verdade, uma forte intenção no que faz para o benefício de outras pessoas, esse é o seu destino.

Seja melhor do que você imagina, até o ponto em que você não será tratado como louco, mas sim como uma lenda.

Eu acredito que por trás de casos de sucesso existem excelentes histórias que valem a pena serem compartilhadas.

O Viver de Blog possui hoje 53 artigos publicados, mais de 7.847 comentários e chegará, até o final do mês, a 4 milhões de visitas.

Nesse artigo, irei mostrar como foi o crescimento do blog em seus dois anos de vida.

Se você adora números e os bastidores de um negócio digital, esse artigo foi escrito especialmente para você.

E mesmo que números e estratégias não sejam seu forte, eu posso garantir que você poderá aprender grandes sacadas ao longo dele.

Preparado para entrar nessa jornada?

Então continue lendo o artigo para saber mais sobre:

  1. As principais fontes de tráfego do Viver de Blog;
  2. As 101.509 visitas orgânicas recebidas por mês;
  3. Rankeamento de 25 palavras-chave na primeira posição do Google;
  4. As 10 páginas mais visitadas no Viver de Blog;
  5. Um artigo viral que gerou mais de 300.000 visualizações em menos de 3 meses;
  6. A importância de um design responsivo;
  7. A vantagem competitiva de conteúdos épicos e relevantes para o seu público.

Tráfego: o oxigênio que todo blog e site precisa para se manter vivo.

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O tráfego de um site é como o oxigênio em nosso corpo. Sem ele, nada funciona.

Não importa se você produz conteúdo regularmente, ou mesmo se já possui um produto excelente, com um funil de vendas bem estruturado…

Se você não atrair visitas para o seu blog ou site, qualquer número multiplicado por zero será zero.

Nessa parte, veremos como o Viver de Blog conseguiu atrair 3.143.605 visitas em seus dois anos de vida.

Do Zero a 3.143.605 visitas nos dois primeiros anos de vida

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Não importa onde cada blog ou site esteja hoje. Um dia, todos eles começaram do zero.

Parece simples, mas é incrível pensar que numa corrida todos os corredores estão na mesma linha de largada. Ou que todo jogo de futebol começa empatado no 0 x 0.

Porém, nada impede que exista um favoritismo, ou como gosto de chamar, uma “vantagem competitiva”. Essa vantagem se chama experiência.

Coloque o Usain Bolt na mesma linha de largada do seu lado e, automaticamente, você sabe que, apesar de começarem juntos, ele possui essa “vantagem competitiva”.

E é esse tipo de vantagem que pode fazer blogs que começaram do zero alcançarem números expressivos em tão pouco tempo.

Falarei melhor sobre esse conceito no final desse artigo, combinado?

Voltando às visitas na imagem, perceba como o início parece devagar quando comparado com o final do gráfico.

E a imagem abaixo comprova isso…

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Em laranja, você pode ver as visitas recebidas no primeiro ano do Viver de Blog. Em azul, no segundo ano.

Nós conseguimos dobrar a quantidade de visitas de um ano para outro, alcançando 1.023.657 visitas no primeiro ano e 2.120.222 no segundo. E tudo indica que continuaremos crescendo nesse ritmo.

Afinal, quais são as fontes de tráfego que trazem essas visitas?

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Essa é uma das imagens mais importantes que você precisa ficar atento no seu Google Analytics.

A palavra-chave aqui é diversificação.

É melhor você ter vários pedaços de pizza menores do que poucos pedaços de pizza maiores.

Os 7 tipos de tráfego que o Viver de Blog recebe são:

  1. Busca Orgânica: 28,20%
  2. Social: 23,20%
  3. Direto: 18,47%
  4. Outros sites: 12,46%
  5. (Outros): 8,50%
  6. Email: 7,25%
  7. Desconhecidos: 1,91%

Às vezes, alguns sites recebem 90% de suas visitas de buscas orgânicas.

E basta uma atualização do Google para eles perderem 50% (ou mais) de todo o tráfego recebido.

Ou sites com altíssima participação social, principalmente no Facebook. Uma mudança no algoritmo sobre como as fanpages atingem seu público e milhares de visitas podem se perder…

Você não pode controlar 100% do tráfego que chega ao seu site, mas o que você faz e deixa de fazer com essas fontes determina seu resultado final.

Portanto, procure diversificar suas fontes de tráfego, não apostando somente em uma.

Tráfego Orgânico: a poderosa força oculta

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891.304 visitas orgânicas em dois anos no Viver de Blog. Nada mal para um blog que possui apenas 53 artigos publicados.

Isso significa que, na média, cada artigo gerou 16.817 visitas originadas por pesquisas.

A beleza do tráfego orgânico é saber que, uma vez publicado o artigo, ele continuará recebendo visitas totalmente grátis e altamente interessadas na sua publicação.

Além disso, o tráfego orgânico é muito mais estável do que os demais e, geralmente, aponta para um crescimento em longo prazo.

Porém, ao mesmo tempo que ele é uma força poderosa, também é uma força oculta.

E é isso que frusta muitos iniciantes em seus blogs, ansiosos por quilômetros de tráfego em seus primeiros meses de vida.

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No segundo mês de vida do Viver de Blog, junho de 2013, recebemos apenas 1.490 visitas o mês inteiro através de buscas orgânicas…

Colocando em números diários, em torno de 50 visitas por dia.

Não é o tipo de número que empolgaria muitos leitores, mas…

Que tal esse tipo de número?

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101.509 visitas apenas de tráfego orgânico no mês de maio, 2015.

Perceba que o tráfego orgânico é um investimento de longo prazo. Quanto mais ativos (artigos de qualidade) você cria, mais você tende a ser recompensando no futuro.

São mais de 100.000 visitas que o Viver de Blog recebe sem pagar um único centavo.

E, como dito antes, esse é um dos melhores tipos de visita, pois o usuário já tem a intenção de pesquisa sobre aquele termo que você está rankeando bem no Google.

Não é à toa que hoje esse é nosso melhor e mais volumoso tipo de tráfego aqui no blog.

Rankeamento: como posicionar seu blog ou site na primeira posição do Google?

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A pergunta que vale 1 milhão de reais…

A resposta para ela não é fácil, mas depois de vários anos estudando SEO, marketing de conteúdo e o que torna um artigo memorável, nós conseguimos sólidos resultados com palavras-chave na primeira posição.

Afinal, dos 53 artigos publicados no Viver de Blog, nós temos 25 deles na primeira posição para a palavra-chave que pretendemos rankear, mesmo que alguns artigos não tenham esse objetivo.

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E a continuação…

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É impressionante como artigos bem recentes, como Gatilhos MentaisErros Gramaticais e Instagram Marketing, conseguiram alcançar o topo das pesquisas no Google em apenas alguns dias.

Inclusive, quanto maior a sua autoridade de domínio, construída através de artigos de qualidade, maior sua chance de rankear rapidamente no topo.

Portanto, o tráfego orgânico é como um investimento de longo prazo.

Você continua recebendo juros e dividendos ao longo do tempo e, a cada ano, esse investimento rende mais e mais.

As 10 páginas mais visitadas

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Ao longo desses dois anos, essas foram as 10 páginas mais visitadas no Viver de Blog:

  1. Homepage
  2. A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia
  3. Infográfico A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia
  4. Facebook Ads: 12 Melhores Tipos de Imagens para Atrair e Persuadir Usuários
  5. Os 17 Melhores Plugins Grátis para WordPress (e mais 6 Ferramentas Bônus)
  6. 7 simples passos para você gerar mais tráfego para seu site (garantido!)
  7. 19 sites para você encontrar imagens perfeitas para o seu blog (O #9 é meu favorito)
  8. (Sobre) Viver de Blog: Mais do que um blog. Um estilo de vida
  9. 19 brilhantes dicas sobre como escrever bem e melhor (você não pode ignorar a #17)
  10. As melhores ferramentas para você construir o seu império online

Veja como esse TOP10 mudou quando olhamos apenas para o ano de 2015:

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  1. Homepage
  2. Os melhores horários para publicar nas redes sociais
  3. 80 erros gramaticais que fazem você parecer um idiota
  4. (Infográfico) 80 erros gramaticais que fazem você parecer um idiota
  5. A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia
  6. 19 brilhantes dicas sobre como escrever bem e melhor (você não pode ignorar a #17)
  7. Como escrever um artigo perfeito: 10 regras de ouro para um post memorável
  8. 17 gatilhos mentais para você dominar a arte da persuasão e alavancar suas vendas
  9. As melhores ferramentas para você construir o seu império online
  10. Como usar o Instagram para alavancar seus negócios

6 páginas novas em relação à lista anterior.

Sendo que, 5 delas foram publicadas somente nesse ano.

O próprio infográfico sobre erros gramaticais possui menos de 3 meses de vida, já que foi publicado no dia 20/04/2015.

E mesmo assim, já alcançou 151.214 visualizações. Se adicionarmos a página de captura e a página de obrigado, são mais de 300.000 visualizações em menos de 3 meses.

Esse infográfico viralizou na internet, sendo publicado por sites como o blog da Hubspot no Brasil.

Design Responsivo? Ter ou não ter? Essa não é mais uma questão…

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Seu site é totalmente responsivo ou adaptado para mobile?

Se a resposta para essa simples pergunta for não, você está correndo um grande perigo.

Afinal, o Google já deixou claro que considera a responsividade de um site nos seus critérios de rankeamento. E ainda mostra abaixo de cada resultado de pesquisa em mobile se o site é ou não “mobile friendly”.

Os dados do Google Anatyics mostram a rápida evolução dos aparelhos mobile:

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Ao longo de 2 anos, 80% das visitas vieram de desktops e 20% de mobile.

Porém, quando analisamos apenas o mês de maio/2015, temos os seguintes dados:

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60% desktop e 40% mobile.

Apesar desses números variarem de site para site, as visitas de mobile no mercado americano já superam as visitas de desktop, tendência que será uma realidade aqui no Brasil em breve.

Portanto, o seu blog ou site precisa ser responsivo.

Caso contrário, você irá perder visitas, conversões e, consequentemente, faturamento.

Produção de Conteúdo: a vantagem “injusta” dos conteúdos Épicos

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Eu adoro futebol. E apesar do meu time ser o Botafogo aqui do Rio de Janeiro, acompanho mais o Barcelona. (por motivos óbvios rs)

Eles conquistaram a tríplice coroa pela segunda vez esse ano, feito que apenas 7 times europeus conseguiram em 59 anos da Liga dos Campeões.

O Barcelona, comandado por Luis Enrique e com craques como Messi, Neymar, Suárez, Iniesta e Xavi, conquistou o campeonato espanhol, a copa nacional (Copa do Rei) e a Liga dos Campeões, principal competição após a Copa do Mundo.

Conquistar a tríplice coroa é mostrar sua enorme vantagem em relação aos seus competidores, sendo o dono de todos os títulos da temporada.

E esse é o tipo de vantagem que você pode conquistar através dos conteúdos épicos.

Perceba que ao longo de 2 anos e 2 meses, o Viver de Blog só publicou 53 artigos.

Ou seja, uma média de um artigo a cada duas semanas. Ou 2 artigos por mês.

O gráfico abaixo ilustra bem a quantidade de publicações mensais do blog.

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No início, você precisa de um esforço muito maior para conseguir seus 10.000 primeiros leitores.

Até porque você ainda não sabe ao certo qual é o tipo de conteúdo que o seu público deseja, sendo um período de testes.

À medida que o Viver de Blog foi crescendo, nós decidimos publicar uma menor quantidade de conteúdo, mas aumentando a qualidade dos artigos.

Exemplos desse processo de evolução são os artigos de 2015, que rapidamente conquistaram o topo do ranking de palavras-chave, assim como atraíram muito mais visitas, como vimos anteriormente.

Falando em visitas…

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Em maio/2015 finalmente batemos a barreira das 300.000 visitas por mês, ou mais de 10.000 visitas por dia.

Mas sabe o que é mais fascinante em relação aos dois gráficos acima?

Nos últimos 12 meses, nós publicamos apenas 16 artigos. Uma média de 1,33 por mês.

Existe um grande mito vagando pela internet de que você precisa publicar conteúdo todo dia ou toda semana…

Sim, a consistência de publicação ajuda. Porém, MUITO mais importante do que isso é a qualidade do que se publica.

Acredite, você terá resultados muito mais expressivos publicando 1 único artigo memorável a cada duas semanas, do que 14 artigos “meia-boca” nesse mesmo período.

Quando você posta todo dia apenas por postar, você é só mais um no mar de conteúdo que a internet oferece.

Lembra da tríplice coroa que o Barcelona conquistou esse ano?

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Um artigo épico é como ela. Você conquista 3 grandes áreas que um blog de sucesso precisa ter, tornando-se imbatível no seu nicho de mercado. São elas:

1) Tráfego

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  • Seo
  • Outros sites
  • Redes Sociais

Parece simples, mas o tráfego que você ganha através de um artigo épico é especial, sabe por quê?

Primeiro, porque você tende a rankear muito bem para a palavra-chave desejada. Afinal, seu artigo é mais que um simples texto na internet. É um guia completo.

Logo, você atrai mais visitas orgânicas, grátis e de altíssima qualidade para seu site.

Segundo, porque você também receberá mais links de outros sites que compartilharam seu conteúdo. Se for um infográfico ou eBook, mais forte é esse fator.

Através de mais links, você aumenta a autoridade do seu domínio, o que melhora seus rankings e também turbina as visitas de outros sites para o seu.

Por último, porque você tende a receber mais tráfego das redes sociais.

Guias completos, infográficos impecáveis, eBooks virais… Todos são conteúdos que se espalham pelo Facebook, Twitter, entre outras redes.

Utilizar um bom plugin para compartilhamento social, facilitando a publicação nas redes sociais, aumenta consideravelmente as chances do seu conteúdo se espalhar nas redes.

Além de ser uma importante prova social para o seu site.

Obs.: Se os números de compartilhamento não forem razoáveis, simplesmente os oculte. Não mostrar nada é melhor que apresentar um dado desanimador para seus leitores.

2) Autoridade e Reconhecimento

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  • Comentários
  • Você como especialista no assunto
  • Entrar no radar de pessoas influentes

Além do tráfego, você ganha também autoridade e reconhecimento.

Primeiro, através do maior número de comentários. Compare artigos de 200 palavras com artigos de 4.000 palavras. Qual geralmente possui mais comentários?

Quando você se propõe a escrever um artigo super completo, seus leitores reconhecem o tempo e energia que você colocou nessa tarefa.

E uma forma deles retribuírem é através de um comentário de incentivo ou até mesmo para tirar uma dúvida.

Segundo: Mais pessoas observam você como um especialista no assunto. Uma verdadeira autoridade.

Se você gastou horas, dias ou semanas para escrever sobre algo é porque pesquisou bastante e entende do assunto. As pessoas irão notar isso em cada bloco de texto do seu artigo.

Entregando o que elas realmente esperam (ou até as surpreendendo), você será visto e reconhecido como uma autoridade.

Por último, você entra no radar de pessoas influentes.

Sejamos francos. Elas possuem um tempo escasso. Estão sempre ocupadas com vários projetos e ideias.

A melhor maneira de entrar no radar delas não é enviando um email super longo contando sua vida e perguntando mil coisas sobre o seu próprio site ou negócio.

Porém, se você publicar um conteúdo memorável no nicho em que elas estão inseridas, você entrará no radar delas. Até porque pessoas influentes adoram conteúdos completos para recomendar para seus leitores.

3) Lista de Email e Receitas

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  • Ansiedade por novos conteúdos = cadastros na lista de email
  • Visitas recorrentes (leitores interessados que abrem e clicam nos seus emails)
  • Maior faturamento

Para completar a tríplice coroa, artigos épicos aumentam sua lista de email e também suas receitas.

Se seus leitores terminam seus artigos com o pensamento de que você é f…, é porque eles querem ler mais conteúdos seus.

E a maneira mais eficiente de prover isso para eles é através do cadastro na sua lista de email.

Dessa forma, assim que você publicar um novo conteúdo, basta você enviar um email para sua lista de interessados.

Você desperta nos seus leitores os gatilhos mentais da curiosidade e novidade.

Esses leitores serão seus verdadeiros fãs, seu público recorrente, que abre e clica nos seus emails.

Finalmente, você tende a aumentar seu faturamento também.

Através de mais visitas e mais leads na sua lista de email, você possui maiores chances de realizar uma venda, seja indicando um produto afiliado ou um produto próprio.

Pense nisso.

Muitas vezes, produzir um artigo de 5.000 palavras ou 10 artigos de 500 palavras dá o mesmo trabalho, mas o retorno que você pode ter através de um artigo épico renderá juros compostos ao longo de anos para seu blog ou site.

Emails

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Uma lista de email é o ativo mais importante de um empreendedor digital.

Não importa se você está começando seu blog agora, ignorar a construção de uma lista de email pode trazer graves problemas no futuro.

O email foi inventado em 1971 e continua firme e forte até hoje. Já redes sociais, vão e vêm. Alguém lembra do Orkut? Myspace? Msn Messenger? ICQ? mIRC? Melhor parar aqui… :)

E a razão para isso é simples. O email é democrático, não sendo controlado pelas decisões de CEOs de empresas ou acionistas ansiosos por mais lucros em detrimento da experiência do usuário.

Uma lista de email oferece a você 3 grandes benefícios:

  1. Fluxo crescente de visitas – Quanto maior a sua lista, mais tráfego recorrente você tende a levar para seu site.
  2. Relacionamento – O email é uma plataforma direta de comunicação, sendo quase sempre um a um. Logo, mais pessoal.
  3. Receitas – Estudos indicam que o retorno sobre investimento do email marketing gira em torno de 4000%.

São por essas e outras várias razões que nós incentivamos bastante o cadastramento do email aqui no blog.

Vamos ver um pouco dos números do Viver de Blog em relação ao email.

Mais de 100.000 leitores recebendo nossos emails: muito obrigado!

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Assim como o número de visitas no blog, a lista de email também ganhou aceleração com o tempo.

Chegamos aos 10.000 leitores em torno de 6 meses, o que acredito ser uma boa marca.

E agora… aos 100.000 leitores em torno de 2 anos. O que nos espera daqui 1 ano? :)

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Somente no mês de maio/2015, tivemos um aumento de 12.514 leitores que recebem nossos emails com novidades do blog.

Uma média de 417 novos leitores por dia.

Essas imagens fazem parte de um relatório que preparo todo final do mês para identificar algum ponto cego nesse negócio digital. Ficamos de olhos bem abertos nas métricas relacionadas à lista de email.

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Uma das curiosidades que trouxe nesse artigo são esses 3 emails que, juntos, trouxeram 6.942 cliques para o artigo sobre gatilhos mentais.

Infelizmente, à medida que sua lista de email cresce e se torna mais antiga, as taxas de aberturas e cliques tendem a cair.

Por esse motivo, gosto de analisar números como a quantidade de cliques que um email (ou uma sequência) trouxe, sendo a principal call to action de todo email enviado.

O interessante da imagem acima é que se tivesse enviado somente um email, conseguiria trazer “apenas” 4.231 visitas.

Porém, com 2 emails adicionais bem segmentados, foi possível enviar mais 2.711 leitores para esse artigo. Ou seja, 64% das visitas do primeiro email.

Esta é uma das várias curiosidades que testamos em nossa estratégia de email marketing.

Outro exemplo foi uma mudança no nosso autoresponder…

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Ao invés de enviar uma sequência igual para os leitores, preferimos criar caminhos diferentes, totalmente personalizados de acordo com a preferência deles.

Precisa de tráfego? Nós temos uma sequência de autoresponder especialmente para isso.

Precisa melhorar sua lista de email? Nós temos uma sequência de autoresponder especialmente para isso.

E assim também para receitas, profissionalizar o blog e ser reconhecido como autoridade.

Essa simples mudança aumentou drasticamente a taxa de aberturas e cliques nesses emails.

Agora que vimos um pouco dos bastidores das 3 milhões de visitas e os 100.000 emails em dois anos, fica a pergunta:

“Quais foram as 7 principais lições aprendidas nesses dois anos do Viver de Blog?”

7 lições aprendidas nesses dois anos do Viver de Blog

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Como esses dois anos passaram rápido…

Parece que foi ontem quando “inaugurei” o Viver de Blog. Praticamente sem conexões, apenas com o conhecimento trazido das experiências que passei pelo blog de investimentos.

Esse longo caminho tem sido uma jornada e tanto. E gostaria de compartilhar com você as 7 lições que aprendi com o Viver de Blog.

Lição #1: design não é apenas como se mostra ser, ou como parece ser. Design é como funciona.

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Essa é uma frase do Steve Jobs que tenho enorme interesse.

Acredito que design é como criar o futuro. Ele encanta os leitores e consumidores. É o responsável por transformar complexas ideias em simples soluções.

Mais do que uma simples embalagem ou aparência, um bom design torna a vida das pessoas mais prática, mais fácil.

Um bom design de um blog não é aquele visualmente mais bonito, mas sim o que entrega a melhor experiência para o usuário, mantendo os objetivos de conversão para o seu fundador.

É por esse motivo que nós buscamos investir em design, seja na homepage, seja nos artigos, seja na qualidade das imagens que usamos para ilustrar esses conteúdos.

Lição #2: menos é mais. Escreva somente quando tiver algo muito interessante (e útil) para compartilhar.

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Conforme falei acima, um artigo de 5.000 palavras é mais do que uma simples junção de pedaços de texto.

Ele é um ativo, que irá render juros compostos para o resto da sua vida como produtor.

Você terá maiores chances de construir autoridade, receber comentários, aumentar seu tráfego, sua lista de email e, consequentemente, seu faturamento.

Portanto, não se preocupe no tempo que você gasta planejando e escrevendo um artigo. Não é um gasto, mas sim um investimento.

Alguns infográficos e artigos demoraram semanas para ficarem prontos aqui no Viver de Blog. E só posso dizer que: “sim, valeu muito a pena o tempo e energia investidos”.

Lição #3: você é a média das 5 pessoas com quem mais anda. Portanto, cerque-se de pessoas extraordinárias.

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Infelizmente, algumas pessoas preferem tomar conta da vida dos outros do que da sua própria vida.

“Faça assim…”, “essa é uma péssima ideia”, “não vai dar certo”, “é muito arriscado”, “você é louco…”

São frases como essas que podem desmotivar você, destruindo ideias que poderiam tocar ou até mudar a vida de milhares de pessoas.

Você precisa se afastar desse tipo de pessoa pessimista, que só desmotiva os outros, sempre presente para ser a primeira a apontar o dedo, mas sempre ausente para bater palmas.

Cerque-se de pessoas extraordinárias. Seja no nível intelectual ou emocional. Você precisa desses dois tipos para transformar seus maiores sonhos em realidade.

Lição #4: eu acredito que toda pessoa possui uma habilidade única, sem exceções. E se ela a compartilhasse com o mundo através de um blog, todos estariam melhores em suas vidas.

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Indo além do ponto anterior…

Uma vez li uma passagem em um livro que dizia:

“Toda pessoa que encontro é melhor do que eu em alguma coisa. E é por isso que sempre tenho algo a aprender com ela”.

Você não pode ser o melhor em tudo que faz, mas eu tenho certeza de que você é excelente em alguma coisa. Uma habilidade única que você possui, mesmo que você não esteja presente para ela hoje em dia.

E eu acredito que se você compartilhasse essa habilidade com o mundo, todos teriam a ganhar com isso.

Lição #5: seja melhor do que você imagina, até o ponto em que você não será tratado como louco, mas sim como uma lenda.

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Compartilhar sua habilidade única com as pessoas é o que fará de você alguém especial.

Pois, quando compartilhamos nosso conhecimento – algo tão especial e particular – , damos ao outro a possibilidade de usá-lo na própria vida. Não só com a nossa autorização, mas principalmente com nosso incentivo.

Além disso, conhecimento está diretamente ligado a crescimento.

Dividir o que você sabe com outras pessoas não é apenas repassar informações. É estabelecer a possibilidade para troca e para o desenvolvimento pessoal e profissional: tanto de quem aprende, como de quem ensina.

Lembre-se: conhecimento guardado é como dinheiro dentro de um cofre, pois ali, trancado, perde o valor e não rende nada.

Lição #6: a melhor estratégia de SEO é você escrever o melhor conteúdo possível sobre o tópico e, só depois, pensar nas partes técnicas

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Uma vez me perguntaram qual era a estratégia do Viver de Blog para link building.

“Conteúdos épicos.” – eu respondi.

“Mas esse é o seu conteúdo. Como você faz para ganhar mais links de outros sites? Qual é sua estratégia de construção de links?”

A minha resposta continuava sendo a mesma. Conteúdos épicos.

Produza um conteúdo tão fantástico que as pessoas naturalmente irão linkar para o seu site.

Foi-se o tempo que colocar artigos em diretórios, criar várias versões com conteúdo semelhante e usar seus próprios blogs menores para aumentar a quantidade de links para seu site principal era uma tática… (no mínimo, polêmica)

Hoje em dia, o site que tiver as melhores combinações entre design, conteúdo e experiência do usuário são os vencedores.

Coloque seu foco em um conteúdo que seja 10x melhor do que seus concorrentes. Esse é o “segredo” para se manter no topo do Google e garantir links para seu site.

Lição #7: blogs podem ser extremamente lucrativos, mesmo quando adotam a política de publicidade zero

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Existem mais de 271 milhões de blogs e sites na internet atualmente.

Porém, a maioria deles não sobrevive por muito tempo.

Isso acontece, entre outros motivos, porque as pessoas começam muito motivadas a escrever em seus blogs, publicando conteúdo assiduamente. Com o passar do tempo, por não terem o retorno que esperavam, acabam desanimando.

Além disso, embora empresas de todos os portes tenham um blog ou site, poucas sabem usar essa ferramenta de forma eficiente para dialogar com o público, oferecer conteúdo de qualidade e, consequentemente, aumentar o faturamento da empresa.

O que mais se vê por aí são sites cheios de banners que não priorizam a experiência do usuário. Muitas vezes, em troca de alguns anúncios mal-remunerados do AdSense.

Então, como um site pode ser lucrativo sem publicidade?

  • Com foco em conteúdos completos e que ajudem verdadeiramente as pessoas;
  • Com uma estratégia eficiente de captura de email para manter contato com leitores interessados;
  • Com preocupação constante em aperfeiçoamento do design e experiência do usuário.

Esses três fatores fazem com que você seja visto como uma autoridade em seu nicho, gerando reconhecimento por parte do seu público. Afinal, ele perceberá que sua maior preocupação é estabelecer um vínculo, e não simplesmente realizar uma venda.

O que está por vir? As extraordinárias páginas a serem escritas nessa jornada

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Para finalizar este artigo, gostaria de lhe fazer uma pergunta bem simples:

Você está satisfeito(a) com a sua vida?

Não precisa responder agora. Apenas pare, olhe para dentro de si mesmo. Depois, olhe ao seu redor. É isso o que você quer?

Se não, o que está faltando para haver uma mudança? Essa pergunta já é mais complexa, mas geralmente a resposta é mais simples do que a gente imagina.

Isso porque as mudanças que queremos ver no mundo começam por nós mesmos.

Você precisa despertar para o que realmente te faz feliz. E, quando você estiver plenamente feliz, poderá fazer muitas outras pessoas felizes.

Consegue imaginar um mundo com menos pessoas rabugentas e insatisfeitas, e sim mais felizes?

Você pode contribuir para isso compartilhando sua habilidade única com o mundo através de um blog.

Está na hora de você dizer adeus a chefe, engarrafamento, despertador, escritório.

Diga adeus a tudo que te aprisiona a uma vida mediana e se dê a chance de viver sua vida em liberdade.

“Quando você elimina tudo o que te segura na vida é que você se sente realmente livre.”

Chegou a sua vez: você quer aprender, definitivamente, a viver de blog?

» Assista ao vídeo especial que fizemos e saiba mais sobre o Blog Memorável

E, claro, como ter o seu.

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